RITO DA PENITÊNCIA

PREPARATIVOS



O presbítero ou bispo que celebrará a penitência deve se colocar em profunda oração para ouvir com piedade a confissão de um penitente.

Orne-se com a batina tradicional ou coral, conforme o grau eclesiástico do dignitário, um sobrepeliz e uma estola roxa, própria para a celebração da penitência. Os bispos ornam-se ainda com a cruz peitoral por cima do sobrepeliz.

É opcional também que os celebrantes do sacramento da penitência usem o barrete, com a face aberta apontada para a esquerda, que significa a autoridade do juiz piedoso que ouve a confissão de um pecador e o absolve na misericórdia de Cristo. O uso do barrete seja feito dignamente, de acordo com o grau eclesiástico do clérigo que realizará o rito.

O celebrante e o penitente recolham-se em local privado e adequado para a celebração do sacramento, onde conversarão em sigilo penitencial.


RITO SACRAMENTAL



Enquanto diz as seguintes palavras, o sacerdote e o penitente iniciam a oração traçando o sinal da cruz sobre si mesmos:

Sacerdote: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Penitente: Amém.

Em seguida, o penitente confessará seus pecados ao sacerdote conforme for sentindo em seu coração pesar suas faltas e culpas. O celebrante então ouvirá pacientemente o fiel, dando-lhe conselhos e instruções para melhorar sua conduta cristã em meio ao povo de Deus.

Tendo encerrada a confissão dos pecados e as admoestações fraternas do sacerdote, este prossegue com a absolvição.

O penitente inclina a cabeça enquanto o sacerdote estende a mão direita sobre ele e reza:

Sacerdote: Deus, Pai de Misericórdia, que pela a morte e ressurreição de seu Filho, reconciliou o mundo consigo e enviou o Espírito Santo para a remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz.

O sacerdote conclui a absolvição traçando um sinal da cruz sobre o penitente, enquanto diz:

Sacerdote: Eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O penitente traça o sinal da cruz sobre si mesmo e responde:

Penitente: Amém.

O sacerdote então dá a penitência ao fiel, equivalente ao pecado que cometeu. O fiel então se retira para cumprir a penitência.

Em seguida, ele se despede do fiel, dizendo:

Sacerdote: Estás perdoado, vá e não peques mais.

Tendo encerrado o rito, o celebrante retira os paramentos litúrgicos.