COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Entra no presbitério o presidente da celebração, for clérigo, usar a batina - sobrepeliz - estola, ou apenas uma túnica - estola. Sem procissão de entrada, já se segue para o presbitério e toma seu lugar na cadeira presidencial, sem beijar o altar, enquanto canta-se:

IMACULADA, MARIA DE DEUS, CORAÇÃO POBRE ACOLHENDO JESUSSS.
IMACULADA, MARIA DO POVO, MÃE DOS AFILHOS QUE ESTÃO JUNTO À CRUZZZ.

C: Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.
T: Amém.
C: É com imensa alegria que nos reunimos neste dia maravilhoso para juntos celebrarmos e render nossa homenagem àquela que com grande fé aceitou ser a mãe do Redentor da humanidade. Sejam todos bem-vindos a esta celebração. Em pé, vamos acolher a imagem de Nossa Senhora!

A imagem de Nossa Senhora, localizada na entrada do templo, agora deve ser conduzida ao local de destaque preparado no ambiente celebrativo. Cante-se:

MARIA, MÃE DOS CAMINHANTES, ENSINA-NOS A CAMINHAAAR.
NÓS SOMOS TODOS VIANDANTES, MAS NÃO É FÁCIL SEMPRE ANDAAAR.

ATO PENITENCIAL
C: Meus irmãos, neste momento celebrativo e de festa, onde queremos com alegria coroar a sempre Santa e Imaculada Virgem Maria, possamos humildemente com nossos corações contritos, pedir perdão ao Bom Deus:

C: Senhor, tende piedade de nós.
T: Senhor, tende piedade de nós.
C: Cristo, tende piedade de nós.
T: Cristo, tende piedade de nós.
C: Senhor, tende piedade de nós.
T: Senhor, tende piedade de nós.

C: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T: Amém.

GLÓRIA: 
C: Na alegria de vivenciar este momento de grande louvor a sempre santa Virgem Maria, cantemos com alegria o nosso hino de louvor!

T: Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos glorificamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças, por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filhos de Deus Pai, Vós que tirais o pecado do mundo, Tende piedade de nós, Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica, Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós, só Vós sois o Santo, Só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. Amém.

Se lê o evangelho segundo a liturgia do dia, seguido pela reflexão e coroação.

Canta-se alguma música mariana enquanto o celebrante colocará a coroa em Nossa Senhora.

RITO DA COMUNHÃO
C: Como família, irmãos e irmãs em Cristo Jesus, rezemos a oração que o próprio Senhor nos ensinou:

T: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

C: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.

T: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!

PE: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

T: Amém!

C: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

T: O amor de Cristo nos uniu.

C: Irmãos e irmãs, saudai-vos uns aos outros na Paz de Cristo Jesus.
Todos se cumprimentam.

T: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

C: Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

T: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

AVISOS

BÊNÇÃO FINAL
C: O Senhor esteja convosco!
T: Ele está no meio de nós!
C: Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso, que é: + Pai, + Filho e + Espírito Santo.