QUARTA-FEIRA DE CINZAS

SAUDAÇÃO
PE: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T: Amém!
PE: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai e a comunhão do espírito santo estejam convosco.
T: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.


ATO PENITENCIAL
PE: Irmãos, agora no início de nossa Celebração Eucarística, reconheçamos as nossas culpas para celebrar dignamente os santos mistérios.
Confessemos os nossos pecados:

T: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

PE: Senhor, tende piedade de nós.
T: Senhor, tende piedade de nós.
PE: Cristo, tende piedade de nós.
T: Cristo, tende piedade de nós.
PE: Senhor, tende piedade de nós.
T: Senhor, tende piedade de nós.

PE: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T: Amém.

Oração do Dia, Leituras e Evangelho.

BÊNÇÃO E IMPOSIÇÃO DAS CINZAS:
PE: Caros irmãos e irmãs, roguemos insistentemente a Deus Pai que abençoe com a riqueza da sua graça, estas cinzas que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência. 

Neste momento algum ministro leigo ou ordenado apresentará ao celebrante os recipientes com as cinzas para a bênção.

PE: Oremos: Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar + estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças. E assim reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo ressuscitado. Por Cristo, nosso Senhor.

Feita a bênção, se inicia o cântico de imposição das cinzas. Após impor as cinzas em toda a assembléia, o celebrante lava suas mãos e segue a missa normalmente.

PRECES DA ASSEMBLÉIA:
PE: Amado povo de Deus, aqui reunido para recordar os benefícios de nosso Deus, roguemos que Ele inspire os nossos pedidos, para que possa atender as nossas súplicas, dizendo:

T: Senhor, escutai a nossa prece.

Por nós, que hoje participamos desta missa, para que nossos corações se abram cada vez mais para a juventude, reconhecendo em cada jovem um forte sinal de esperança, rezemos ao Senhor.

T: Senhor, escutai a nossa prece.

Por todas ás vocações, sacerdotais e religiosas, leigas e missionárias, para que sejam iluminadas por Deus, e perseverem na fé, rezemos ao Senhor.

T: Senhor, escutai a nossa prece.

PE: Sustentai, Pai Santo, nossa esperança em meio às dores e aos desafios da vida e fazei que saibamos sempre crescer em santidade e conversão. Por Cristo, nosso Senhor.

T: Amém.

LITURGIA EUCARÍSTICA
APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS (quando não se canta o ofertório a comunidade responde como abaixo):

PE: Bendito sejais ó Senhor Deus do Universo pelo pão que recebemos da vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano e que agora vai se transformar para nós no pão da vida.

T: Bendito seja Deus para sempre.

PE: Bendito sejais ó Senhor Deus do Universo pelo vinho que recebemos da vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano e que agora vai se transformar para nós no vinho da salvação.

T: Bendito seja Deus para sempre.

PE: Orai, Irmãos, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso.

T: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do Seu Nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

ORAÇÃO SOBRE OFERENDAS

PE: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.

PE: Corações ao alto.
T: O nosso coração está em Deus.

PE: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T: É nosso dever e nossa salvação.

PE: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele é a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é o nosso salvador e redentor, verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele, para cumprir a vossa vontade e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braços na hora da sua paixão a fim de vencer a morte e manifestar a ressurreição. Por ele os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, dizendo a uma só voz:

T: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

PE: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

T: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

PE: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos.

Nesse momento ergue-se a hóstia magna sem consagrar; abaixa-a e faz uma breve genuflexão.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente o deu a seus discípulos.

Nesse momento ergue-se o cálice com vinho; abaixa-o e faz uma breve genuflexão.

PE: Eis o mistério da fé!

T: Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!

PE: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos por que nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.

T: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

PE: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

T: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

PE: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o papa Clemente, com o nosso bispo N. e todos os ministros do vosso povo.

T: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

PE: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.

T: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

PE: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a virgem Maria, mãe de Deus, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

T: Concedei-nos o convívio dos eleitos!

PE: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

T: Amém.

ORAÇÃO DO PAI-NOSSO

PE: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

T: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

PE: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.

T: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!

ORAÇÃO PELA PAZ

PE: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

T: Amém!

PE: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

T: O amor de Cristo nos uniu.

PE: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
(Todos se cumprimentam)

PE: Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna.

T: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

PE: Senhor Jesus Cristo, o vosso Corpo e o vosso Sangue, que vou receber, não se tornem causa de juízo e condenação; mas, por vossa bondade, sejam sustento e remédio para minha vida.

PE: Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

T: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

PE: O CORPO E SANGUE DE CRISTO, VOS GUARDE PARA ESTA VIDA E PARA Á VIDA ETERNA.

T: Amém.

COMUNHÃO

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
AVISOS

RITOS FINAIS
PE: O Senhor esteja convosco!
T: Ele está no meio de nós!

PE: O Senhor te abençoe e te guarde!
T: Amém!

PE: O Senhor te mostre a tua face e tenha misericórdia de ti!
T: Amém.

PE: O Senhor volva para ti seu rosto e te dê a Paz!
T: Amém.

PE: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T: Amém!

PE: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
T: Graças a Deus!