CELEBRAÇÃO DA PALAVRA: DIÁCONOS

SAUDAÇÃO
DIÁCONO: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T: Amém!

DIÁCONO: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai e a comunhão do espírito santo estejam convosco.

T: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL
DIÁCONO: O senhor Jesus que nos convida a mesa da palavra e da Eucaristia,nos chama também á conversão.Neste dia abrindo-nos á misericórdia do Pai (momento de silêncio). Confessemos os nossos pecados:

T: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

DIÁCONO: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

T: Amém!

HINO DE LOUVOR: O glória deve ser omitido durante os tempos da Quaresma e do Advento.
T: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém!

A oração do dia e as leituras estão disponíveis no site Dom Total.
ORAÇÃO DO DIA:
I LEITURA
SALMO
II LEITURA
ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
EVANGELHO
Após a leitura do evangelho, o diácono celebrante fará a breve catequese sobre o mesmo.

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

PRECES DA ASSEMBLÉIA:
DIÁCONO: Amado povo de Deus, aqui reunido para recordar os benefícios de nosso Deus, roguemos que Ele inspire os nossos pedidos, para que possa atender as nossas súplicas, dizendo:

T: Senhor, escutai a nossa prece.

Pela Igreja, esposa de Cristo, chamada a buscar não a glória, mas a humildade e o serviço, nós vos pedimos:

T: Senhor, escutai a nossa prece.

Pelos últimos da sociedade, para que sejam valorizados e promovidos em sua dignidade, nós vos pedimos:

T: Senhor, escutai a nossa prece.

Por todos nós aqui reunidos, para que vejamos em cada pessoa um irmão a ser servido com amor, nós vos pedimos:

T: Senhor, escutai a nossa prece.

Por todas ás vocações, sacerdotais e religiosas, leigas e missionárias, para que sejam iluminadas por Deus, e perseverem na fé, nós vos pedimos:

T: Senhor, escutai a nossa prece.

DIÁCONO: Possam agradar-Vos, ó Deus, as preces de vossa Igreja, para que recebamos por vossa misericórdia o que por nossos méritos não ousamos esperar. Por Cristo, nosso Senhor.

T: Amém.

RITO DA COMUNHÃO: O celebrante antes de iniciar o Rito da Comunhão, deve preparar o altar. Nisso,  deve-se pegar no sacrário as âmbulas com as partículas consagradas e colocar sobre um corporal.

DIÁCONO: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

T: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

DIÁCONO: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.

T: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!

ORAÇÃO PELA PAZ:
DIÁCONO: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

T: Amém!

DIÁCONO: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

T: O amor de Cristo nos uniu.

DIÁCONO: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.

DIÁCONO: Feliz os convidados para o banquete nupcial do cordeiro.Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

T: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Após o termino do Rito da Comunhão, o celebrante irá distribuir a Sagrada Comunhão Eucaristíca aos fiéis da assembléia, e logo após, guardará a âmbula com as partículas consagradas no sacrário.

ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO: A oração pós-comunhão deve seguir-se conforme está na liturgia do dia.

DIÁCONO: O Senhor esteja convosco!

T: Ele está no meio de nós!

DIÁCONO: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.

T: Amém!

DIÁCONO: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.

T: Graças a Deus.